2022/05/29

Piano robot enfrenta a música mais difícil do mundo

Poderá um piano real enfrentar a mais complicada música criada apenas para reprodução electrónica? É o que foi posto à prova com um piano robotizado, que até consegue falar.

Mark Rober, mais conhecido pelas suas bombas de brilhantes contra ladrões, e mais recentemente pelas suas bombas de baratas contra call centers fraudulentos, está de regresso para um desafio mais musical.

Usando um piano robotizado capaz de actuar as teclas (modificado para poder tocar todas as teclas simultaneamente), o objectivo era ver que tal se comportaria a tentar reproduzir a música Rush-E, a mais complicada música já criada, impossível de ser tocada por um mero humano, mas que também levantava a questão sobre se sequer poderia ser tocada por um instrumento musical físico real - já que foi criada apenas para ser reproduzida digitalmente.

Pelo meio, ficamos também a conhecer porque motivo o sistema mecânico de cada tecla de piano é como é (o que por si só já justificaria ver o vídeo), e como é possível usar um piano para reproduzir uma voz humana (de forma aproximada, é certo).


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)