2022/05/20

Qualcomm mostra óculos de realidade aumentada wireless com XR2

A Qualcomm diz já ter capacidade para criar óculos de realidade aumentada que dispensam cabos, com o seu chipset XR2 Gen 1.

Além dos novos Snapdragon 8+ e 7, a Qualcomm também mostrou o seu design de referência para óculos de realidade aumentada, agora com uma versão sem fios.

Os Wireless AR Smart Viewer vêm com chipset XR2 Gen 1 mais potente, e usam WiFi 6/6E e Bluetooth em vez do cabo USB-C - mas continuam a estar dependentes do processamento externo feito num smartphone ou computador. Os ecrãs transparentes micro-OLED continuam a ser Full HD a 90 Hz, mas estranhamente a Qualcomm reduziu o campo de visão de 45º para 40º, uma "evolução" no sentido errado - algo que poderá estar relacionado com o seu design mais fino.
O seu formato compacto e peso de 115 g são um dos pontos positivos, e continuamos a ter câmaras para tracking de movimento e reconhecimento de gestos. O maior problema é que isso também se faz sentir na autonomia, aparentemente podendo esgotar-se em apenas 30 minutos no caso de aplicações mais intensivas; e relembra que existe a possibilidade dos fabricantes poderem optar por um módulo de bateria externo - que, tendo cabo, acaba por negar a vantagem de um sistema "sem fios".

A Qualcomm diz estar a trabalhar com quatro fabricantes para lançar óculos no mercado baseados neste design de referência, mas sem dizer quais ou avançar datas para a sua chegada ao mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)