2022/05/20

Notícias do dia

Lycamobile com 220GB por €9.99 em Itália; Polestar chega a Portugal e amplia escolha nos eléctricos; iPhones dominam vendas nos EUA; AppGallery da Huawei deixa descarregar apps pagas sem pagar; e China apresenta localização nas redes sociais para se distanciar do resto do mundo.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Óculos VR da Apple com 14 câmaras e design de Jony Ive

Compilando-se a colecção de rumores sobre os muito aguardados (e secretos) óculos VR da Apple, fica-se com uma ideia geral do que a marca da maçã estará a preparar para a sua entrada neste segmento - depois de ter preparado caminho nos últimos anos com as experiências em realidade aumentada nos iPhones e iPads.
Os primeiros óculos VR da Apple utilizarão câmaras para replicar o mundo real (escapando à complexidade dos ecrãs transparentes), e deverão usar um total de 14 câmaras para esse efeito e também para ver os gestos feitos pelo utilizador e também o seu movimento dos olhos. Também se pensa que a Apple terá decidido abandonar a ideia de usar um cabo ligado a um módulo externo e manter todo o sistema nos próprios óculos; e agora também se descobriu que Jony Ive continuará a contribuir para o design dos óculos apesar de ter saído da Apple.

O que não se sabe é o preço, mas sabendo-se que a Apple já habituou os fãs a pagarem mais de mil euros pelos iPhones, e que a Samsung tem tido sucesso a vender dobráveis de 2 mil euros, podemos esperar que vá para esses valores - a não ser que queira surpreender pela positiva, como quando anunciou o preço do iPad original.


Android 13 com suporte Braille nativo

Reforçando a aposta na acessibilidade, para além das funcionalidades de utilização por voz, a Google anunciou que o Android 13 virá com suporte nativo para dispositivos Braille, dispensando a necessidade de apps adicionais.

A utilização destes equipamentos permitirá utilizar muitas das funcionalidades também acessíveis no Talkback, incluindo utilizar os botões para navegar no smartphone, escrever emails, fazer chamadas telefónicas, ler e enviar mensagens, etc.


Netflix com categorias inclusivas


Para celebrar o Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade, a Netlix reforça a sua oferta a nível de legendas para surdos e pessoas com dificuldade de audição, com a expansão das descrições áudio para mais de 20 línguas. Também passarão a estar disponíveis crachás para facilitar a descoberta de séries e filmes com temática relacionada.




Xbox mais acessível para todos

Também a Microsoft se junta à consciencialização para a acessibilidade. As Accessibility Feature Tags, anunciadas no outono passado, foram concebidas para ajudar jogadores com deficiências a determinar se um jogo é ou não adequado. Existem 20 categorias no total, baseadas nas discussões com a Comunidade de Gaming & Disability. Com esta nova actualização, os jogadores podem pesquisar e depois filtrar as tags para mais de 400 títulos.

Também o Xbox Adaptive Controller recebe uma actualização de firmware, permitindo aumentar o tamanho e adicionar tooltips às imagens dos botões no ecrã de remapeamento, para facilitar a configuração dos mesmos. A MS actualizou ainda as Xbox Accessibility Guidelines (XAGs). A actualização 3.0 das XAGs inclui uma nova directriz de saúde mental, bem como informações sobre doenças de movimento e detalhes alargados sobre o tamanho do texto que os developers deverão utilizar para tornar os seus jogos mais inclusivos e acessíveis para todos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A bicicleta foi inventada em 1817 pelo alemão Karl von Drais. Essa primeira versão nem sequer tinha pedais, servindo apenas para assistir a pessoa a caminhar mais rápido e ser usada nas descidas. Curiosamente, algumas cidades proibiram a sua utilização na via pública. Algumas décadas mais tarde começariam a ganhar pedais ligados directamente à roda frontal, e mais tarde à roda traseira via transmissão por corrente, mas o maior avanço chegou com a invenção dos pneus em 1888, que tornou a usa utilização bastante mais confortável.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)