2022/05/16

Sistemas autónomos ainda precisam melhorar na estrada

Um teste da American Automobile Association (AAA) aos sistemas de assistência à condução da Hyundai, Subaru e Tesla, revela um panorama ainda preocupante para condutores e ciclistas.

Apesar dos avanços que a Tesla tem feito no Autopilot, um teste independente à capacidade dos sistemas de condução semi-autónomos revela que as coisas estão ainda bastante longe do que seria desejável. Neste caso, a AAA fez testes aos Highway Driving Assist num Hyundai Santa Fe, ao EyeSight num Subaru Forester, e ao Autopilot num Tesla Model 3.

Os testes puseram à prova a capacidade destes sistemas lidarem com automóveis e ciclistas lentos a circularem à sua frente; como lidavam com veículos circulando em sentido contrário que cruzavam a linha central; e ciclistas a atravessarem a faixa de rodagem.

No primeiro teste os carros portaram-se bem, detectando carros e ciclistas e ajustando a sua velocidade para seguirem em segurança atrás deles. No segundo, com veículos a circularem em sentido contrário que se desviavam para a sua via, apenas o Tesla detectou o perigo e travou, mas ainda assim não conseguindo evitar a colisão - e a AAA refere que este teste foi feito a velocidades baixas que seriam irrealistas em circunstâncias reais (24 km/h e 40 km/h), pelo que o caso seria bastante mais complicado a velocidades superiores. No terceiro teste, uma ligeira melhoria, com o Tesla e Hyundai a detectarem o ciclista e a travarem, mas com o Subaru a falhar o teste e colidir com o mesmo.

Há muito espaço para melhorias, e apesar destes sistemas necessitarem da vigilância permanente dos condutores, o maior perigo é o clima de "optimismo" que os rodeia, e que faz com que muitos condutores depositem demasiada confiança nas suas capacidades. Uma confiança que, como testes como este (e diversos acidentes fatais) demonstram, ainda não foi conquistada.

5 comentários:

  1. Esta tecnologia vai funcionar perfeitamente um dia, basta apenas que:
    - Todos os veículos sejam operados por um sistema de condução automática;
    - Não existam condutores humanos;
    - Não existam peões;
    - Não existam bicicletas;
    - Não existam motas;
    - Não existam trotinetes;
    - Não existam crianças a brincar perto de estradas;
    - Não existam animais;
    - Não existam condições climatéricas variáveis;
    - Não exista noite;
    - Não existam sinais, ecrãs, publicidade ou qualquer tipo de objectos que estes sistemas possam confundir com pessoas ou veículos;
    - Não existam obras nas estradas ou ao lado de estradas;
    - Não existam cruzamentos, rotundas, intersecções, curvas e tudo o que faça uma estrada não ser em linha recta.

    Muito simples, como se pode ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. felizmente vai funcionar antes de tudo isso acabar e provavelmente mais depressa do que imaginamos.

      Eliminar
    2. Quando não tens QI suficiente para resolver um problema e achas que os outros são tão burros como tu...

      Eliminar
  2. Esse sistema já existe e chama-se linha férrea.

    ResponderEliminar
  3. Algum destes veículos usa LIDAR?

    ResponderEliminar