2022/05/08

SpaceX quer humanos em Marte ainda esta década

O presidente da SpaceX acredita que os primeiros humanos chegarão a Marte ainda durante esta década.

Há 50 anos que os humanos deixaram de pisar a Lua, mas a SpaceX acredita que é possível acelerar o desejo de Elon Musk de começar a colonizar Marte, com o seu presidente e COO (Chief Operating Officer) Gwynne Shotwel a dizer que espera que as primeiras pegadas humanas em Marte sejam feitas ainda esta década.

Elon Musk nunca escondeu o seu desejo de tornar a raça humana numa espécie multi-planetária, pelo simples propósito de assim se ficar com um "backup" da nossa civilização no caso de algum evento catastrófico no nosso planeta, como a colisão de um asteróide - como a que levou à extinção dos dinossauros há alguns milhões de anos. No entanto, esse é um objectivo com imensos obstáculos pela frente, que terão que ser superados.

Levar pessoas até Marte antes do final da década é algo extremamente ambicioso e que, de momento, parece pouco credível - basta relembrar as dificuldades que têm sido sentidas para regressar à Lua. Mas por outro lado, a SpaceX foi imensamente subestimada de início, e agora tornou-se na única empresa que tem feito lançamentos quase todas as semanas, com os seus foguetes a aterrarem e serem reutilizados, até mais de uma dezena de vezes.

Por outro lado, há que relembrar que a sua Starship, indispensável para concretizar esses objectivos, ainda nem sequer chegou ao espaço uma única vez. Mas, por pouco provável que seja ir a Marte nesta década, nesta fase será melhor dar o benefício da dúvida à SpaceX - embora, provavelmente, seja uma previsão com data à Elon Musk.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)