2022/05/26

Tesla usa travões para assistir travagem regenerativa limitada

A Tesla vai finalmente começar a dar uso aos travões nos seus automóveis, para compensar a travagem regenerativa em certas situações.

Uma das coisas que os novos donos de Teslas (e de outros carros eléctricos em geral) descobrem, é que deixam de ter que se preocupar com a substituição dos calços e discos de travões - isto é, podem ter que os substituir, não por estarem gastos, mas sim por "falta de uso".

Nos automóveis eléctricos é possível inverter o sistema, fazendo com que em vez de ser o motor eléctrico a fazer rodar as rodas, sejam as rodas a fazer girar o motor, actuando como gerador e recarregando as baterias. Ou seja, em vez de se desperdiçar energia ao travar, a travagem (regenerativa) permite recuperar a energia cinética do veículo, convertendo-a novamente em energia eléctrica. A não ser em certas circunstâncias.

Embora a travagem regenerativa obrigue a alguma habituação - mas possibilitando coisas como conduzir só com o pedal do acelerador, só sendo necessário recorrer ao pedal de travão no caso de travegens mais bruscas - o que complica a sua utilização é haver alturas em que a desaceleração pode não ser aquela que se esperaria. A travagem regenerativa é afectada durante o tempo frio (até o carro atingir a temperatura adequada), ou quando o carro tem a bateria "cheia", o que levou a Tesla a finalmente usar os travões.

Na mais recente actualização, a Tesla está a dar aos condutores a opção para que o carro use os travões tradicionais para assistir a travagem regenerativa, quando está está em modo limitado, por forma a manter o mesmo nível de desaceleração / travagem que teria quando a travagem regenerativa está a trabalhar em pleno.

Deste modo, os condutores deverão ter uma experiência mais agradável de utilização, sabendo que o carro se comportará sempre de forma idêntica em termos de desacelerações, independentemente das temperaturas ou do nível de bateria.

2 comentários:

  1. Muito bom upgrade! Tenho um ZOE e nunca notei grandes diferenças seja a frio ou a quente, no entanto com a bateria cheia torna-se outro carro...
    Ainda há dias "atestei" o carro na Serra da Estrela desci com a bateria a 100% e nunca tive que travar tanto como desta vez! Até acelerava mais nas rectas para conseguir ter travagem regenerativa para as curvas, mas chegava ao ponto de o carro começar a andar mais no meio da curva por voltar aos 100%...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando eles falam de frio é teres temperaturas de -10c. Ai sim a travagem regenerativa não funciona enquanto a bateria não aquecer. Mas a Tesla mostra uma notificação no ecrã a avisar.

      Eliminar