2022/05/26

Boeing Starliner regressa à Terra

Depois da sua estadia na ISS, a cápsula Boeing Starliner efectuou a reentrada e regressou à Terra em segurança.

Apesar de todos os atrasos e da anterior tentativa falhada, a cápsula CST-100 Starliner da Boeing conseguiu finalmente chegar à ISS na semana passada, numa missão não tripulada mas de importância crítica para permitir que se passe para a primeira missão com astronautas.

Claro que, para isso, tinha também que demonstrar ser capaz de regressar à Terra em segurança, coisa que fez depois de ter passado uma semana na ISS. E ao contrário do que é habitual nas cápsulas norte-americanas, que quase sempre preferem pousar no oceano e aproveitar o amortecimento aquático, a Starliner fez uma aterragem no deserto do Novo México, usando os habituais para-quedas e assistido por um sistema de airbags. Era algo que já tinha feito em 2019, depois da primeira tentativa de chegar à ISS ter falhado por não ter conseguido atingir a órbita correcta.

Nesta missão também houve alguns incidentes, com dois motores a terem falhado, mas com o sistema de controlo a ter entrado em acção e compensado a propulsão através dos restantes 10 motores. Coisas que agora irão ser analisadas em detalhe pela NASA e pela Boeing, para ver se se poderá avançar para um próximo voo tripulado, ou se será necessário mais um voo de teste sem astronautas, para garantir que todos os erros foram corrigidos. Depois, é tentar apanhar a SpaceX, que neste momento já fez 5 missões de transporte de astronautas até à ISS.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)