2022/05/21

Boeing Starliner chega à ISS pela primeira vez

Após muitos atrasos, a Boeing somou finalmente uma vitória, ao conseguir acoplar a sua cápsula CST-100 Starliner com a estação espacial internacional (ISS) pela primeira vez.

Depois de um teste falhado em 2019, em que a cápsula Starliner foi lançada com sucesso mas não conseguiu atingir a órbita pretendida, a missão OFT-2 (Orbital Flight Test-2) conseguiu finalmente validar a capacidade da cápsular navegar e ligar-se à ISS com sucesso. É um passo crucial, que por agora se limita a um ensaio que levou alguma carga para a estação espacial, e um manequim "Rosie the Rocketeer", mas que permitirá prosseguir para um futuro voo de teste com os primeiros astronautas, ampliando a capacidade norte-americana de transportar astronautas para o espaço, e que por agora tem sido tarefa exclusiva da SpaceX com a sua cápsula Crew Dragon.


No entanto, a missão não correu sem incidentes. Dois dos seus doze propulsores tiveram problemas e tiveram que ser desligados enquanto a cápsula se ajustava para a órbita correcta, tendo o sistema de navegação reagido correctamente e compensando a falha usando os outros motores. Houve também alguns atrasos no processo de acoplamento, mas que foram superados sem incidentes de maior.

Claro que, para a vitória ser completa, ainda teremos que aguardar pelo regresso da cápsula à Terra, em segurança. Mas isso foi algo que a cápsula já demonstrou ser capaz de superar em 2019, quando teve que fazer a reentrada sem se ter encontrado com a ISS.


Actualização: A cápsula Starliner regressou à Terra em segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)