2022/06/30

Apple CarPlay com pagamento de combustível

A Apple está a expandir as capacidades do CarPlay, para permitir o pagamento nas bombas de combustível e postos de carregamento, directamente a partir do ecrã do automóvel.

Para muitas pessoas, a pior parte da inevitável viagem aos postos de abastecimento (para além do preço dos combustíveis ou do labirinto de taxas nos carregamentos eléctricos) é mesmo a parte de efectuar o pagamento. O pagamento nas caixas pode obrigar a enfrentar longas e demoradas filas, e o processo de pagamento self-service nem sempre é tão linear como poderia ser. E eis que a Apple se prontifica a disponibilizar uma solução.

A Apple prepara uma actualização para o CarPlay que irá permitir que os utilizadores façam o pagamento do abastecimento ou carregamento sem saírem do carro.

A medida demonstra bem a aposta que a Apple tem feito no seu sistema, que em breve também poderá assumir o controlo dos próprios mostradores no carro, disponibilizando um interface gráfico de alta-qualidade (que poderá ser ajustado pelos fabricantes). A grande dúvida é se os fabricantes de automóveis estarão dispostos a ceder mais um pouco da sua independência à Apple. Mas, considerando que estas áreas já não normalmente sub-contratadas a empresas externas, nem sempre com os melhores resultados (veja-se a quantidade de mostradores digitais com designs sofríveis ou com tempo de resposta que deixa bastante a desejar), a proposta da Apple poderá revelar-se atractiva.

1 comentário:

  1. Seria interessante se colocassem uma taxa de 30% sobre cada pagamento efetuado...

    Ninguém lhes poderia chamar de "incoerentes"... 🤭🤭

    ResponderEliminar