2022/06/11

Chrome 102 com Machine Learning para aprender com utilizadores

Para o Chrome 102 a Google promete uma capacidade de aprendizagem para melhor se ajustar a cada utilizador.

A Google está a prometer que o próximo Chrome 102 irá ser mais amigo dos utilizadores, aprendendo com eles usando sistemas de machine learning, feitos localmente para evitar as acusações de enviar (ainda mais) dados para a Google.

O Chrome irá aprender se os utilizadores têm por hábito permitir as notificações dos sites ou não (há quem permita?) de modo a bloquear esses pedidos sem incomodar os utilizadores, no caso de não o fazerem. Neste caso, acho que é aplicar "inteligência" a algo que muito facilmente dispensava qualquer inteligência, devendo ser simplesmente bloqueado de origem, mantendo uma forma não intrusiva de activar as notificações para quem as desejasse.
Essa mesma técnica de adaptação também irá abranger os próprios botões que aparecem no browser, para que sejam relevantes dependendo do tipo de utilização mais provável que cada pessoa faz do browser. Alguém que partilha frequentemente páginas poderá ver o botão de partilha, outra pessoa que use frequentemente a pesquisa por voz poderá ver um botão para esse efeito.

Felizmente, para assegurar que ninguém é prejudicado, a Google diz que os utilizadores poderão também escolher manualmente os botões que querem manter, dispensando esta "inteligência" extra.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)