2022/06/25

Ford revela E-Transit Supervan com 2000 cv

A mais recente Supervan da Ford mantém a tradição de, independentemente da velocidade a que se circular, há sempre uma Transit no espelho retrovisor a dar sinais para ultrapassar.

A Ford abriu o primeiro capítulo da electrificação da sua lendária série SuperVan, com a apresentação global da Ford Pro SuperVan Eléctrica, dotada de superperformances, no Goodwood Festival of Speed 2022, no Reino Unido. A Ford Pro SuperVan Eléctrica utiliza todo o potencial de desempenho da propulsão eléctrica e da conectividade melhorada para alcançar a mais elevada performance de sempre de um furgão Ford, sublinhando o enorme empenho na electrificação que a marca está a realizar.

Quatro motores eléctricos, uma bateria com refrigeração líquida de 50 kWh e um sistema de controlo específico resultam numa potência de cerca de a 2.000 CV para uma aceleração de 0-100 km/h inferior a dois segundos. O desempenho de um chassis especificamente concebido para o efeito e apto a andar em pista, integrando componentes da recentemente apresentada E-Transit Custom – a primeira versão 100% eléctrica do furgão mais vendido na Europa – é complementado pela tecnologia Ford SYNC 4, com touchscreen integrado na cabina, herdada de modelos Ford de estrada, bem como funcionalidades adicionais para controlo das aptidões únicas da SuperVan Eléctrica.
A conectividade melhorada mantém o condutor informado e permite a transmissão de dados em tempo real para gestão remota de veículos e desempenho optimizado, tal como os serviços integrados que podem acelerar a produtividade de mais de 125.000 clientes Ford Pro em toda a Europa. As tecnologias dos modos de condução seleccionáveis e de travagem regenerativa, semelhantes às dos veículos eléctricos Ford de produção corrente, estão também presentes.

O impressionante veículo de demonstração 100% eléctrico foi desenvolvido em segredo pela equipa global da Ford Performance e pela STARD, empresa austríaca especializada em veículos de competição e carros de rali electrificados, com o design exterior a cargo da equipa de Design da Ford em Colónia, na Alemanha.

A primeira SuperVan da Ford foi revelada em 1971 e apresentava um motor em posição central, retirado do Ford GT40 vencedor de Le Mans, originando uma Transit Mk. 1 diferente de todas outras. A fórmula foi elevada para outro patamar na SuperVan 2; uma versão em fibra de vidro da Transit Mk. 2 foi montada sobre a monocoque e o V8 Cosworth de 590 CV do carro de competição Ford C100. Este veículo renasceu mais tarde no facelift da Transit Mk.3 (SuperVan 3), equipado com um motor Cosworth HB de 650 CV utilizado pelos carros de Fórmula 1 da época.

A Ford Pro SuperVan Eléctrica foi apresentada ontem no Goodwood Festival of Speed, onde a Nova Geração Ford Ranger Raptor, uma pick-up de altas performances, faz também a sua estreia dinâmica. Romain Dumas, piloto vencedor do campeonatos e especialista em competição automóvel em modo eléctrico, estará no cockpit da SuperVan Eléctrica para demonstrar todas as suas aptidões na famosa rampa de Goodwood’s.




[via Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)