2022/06/25

Mars Express actualiza software do tempo do Windows 98

A ESA prepara-se para dar nova vida ao Mars Express na órbita de Marte, actualizando um software feito no tempo do Windows 98.

A Agência Espacial Europeia não tem tido muita sorte a pousar em Marte, mas o seu satélite de observação Mars Express é um incontestável sucesso, perscrutando a superfície e o subsolo do planeta vermelho, e tendo contribuído para a descoberta de um potencial lago subterrâneo de água salgada em estado líquido em 2018. E, em breve, poderá fazer ainda mais descobertas.

O sistema de leitura e análise desta informação foi actualizado, para conseguir obter informação mais detalhada sobre o subsolo marciano a profundidades de até 5 quilómetros. O programa anterior guardava muita informação, que rapidamente enchia a memória disponível e limitava a área analisada em cada varrimento. Era software que tinha sido concebido num sistema de desenvolvimento baseado em Windows 98. A nova versão vai focar-se apenas nos dados necessários, permitindo que cada varrimento consiga apanhar uma área cinco vezes superior.

Os cientistas esperam que com esta melhoria, possam criar mais rapidamente um mapa de alta-resolução sobre potenciais fontes de água em Marte. E, a este ritmo, provavelmente receberá nova actualização numa altura em que também o Windows 11 já estará mais que obsoleto. No mínimo, faz-nos pensar porque motivo nos tentam convencer que é preciso trocar de smartphone a cada dois ou três anos, não? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)