2022/06/07

iOS 16 abandona iPhones 6S e 7

As melhorias do iOS 16 não irão chegar a todos os iPhones.

A Apple revelou o iOS 16 na sessão de abertura do WWDC 2022, contando com um lockscreen renovado e muitos outros detalhes (como o Face ID a funcionar com o iPhone de lado), mas esta actualização não irá chegar a todos os iPhones.

Apesar da Apple ser uma das marcas que mantém actualizações de sistema dos seus equipamentos durante mais tempo, também ela acaba por deixar ficar para trás alguns modelos; e com a chegada do iOS 16 diz-se adeus aos iPhone 6S, iPhone 7 e também ao iPhone SE original.

De referir que o iPhone 6S foi lançado em 2015, e o iPhone 7 e SE foram lançados em 2016, pelo que mesmo assim ainda tiveram direito a quase 7 e 6 anos de actualizações respectivamente - e não é incomum que a Apple continue, mesmo assim, a disponibilizar actualizações críticas para versões anteriores do iOS.

Para além de ser também uma forma implícita da Apple pressionar os utilizadores que se mantêm nestes iPhones antigos a actualizarem-se para um modelo mais moderno, este abandono irá também fazer-se sentir a nível do mercado de usados, já que estes modelos deixarão de ser tão atractivos quanto o eram enquanto tinham acesso à mais recente versão do iOS - mesmo com a condicionante que muitas das funcionalidades que o iOS disponibiliza nos iPhones mais recentes já não estavam acessíveis nesses modelos.


Actualização: Há quem reclame do abandono dos iPhone 7, quando o iPadOS 16 irá ser disponibilizado para iPads menos potentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)