Musk é conhecido por (além das polémicas em que se envolve / é envolvido) ter uma visão ambiciosa para o futuro, com potencial para afectar todo o planeta - e até outros planetas.
A primeira fase do seu plano, que revelou em 2006, consistia em:
- Criar um carro desportivo eléctrico
- Usar o dinheiro ganho com esse modelo para produzir um carro mais económico
- Usar o dinheiro desse modelo para produzir um carro ainda mais económico
- Simultaneamente, apostar nas energias renováveis
Uma década mais tarde, em 2016, Elon Musk revelou a segunda fase do plano:
- Criar telhados solares com integração com baterias
- Expandir a gama de veículos eléctricos para todos os segmentos
- Criar um sistema de condução autónoma 10x mais seguro que os condutores humanos
- Permitir que o carro ganhe dinheiro quando não está a ser usado pelo dono
Independentemente de tudo isto, Musk revela agora os planos para a terceira fase, que basicamente se foca em adquirir uma economia de escala que potencie a transformação da infraestrutura de energia em todo o planeta.
Musk até avança com a possibilidade da Tesla entrar no campo da mineração, para revolucionar a eficiência da mineração e refinação dos componentes necessários; o que não só é ultra-ambicioso como nos faz olhar para o seu interesse nas máquinas perfuradoras de túneis com outra perspectiva.
A Tesla já apanhou muitos (todos?) os fabricantes de automóveis de surpresa por ter investido desde cedo, não só na automação da produção dos seus automóveis, como também dos packs de baterias (e das próprias células de baterias). Se a Tesla desse o salto para a própria mineração dos componentes, seria outro passo que lhe daria uma enorme vantagem face a todos os seus concorrentes.
Desta vez não tivemos que esperar dez anos para que Musk revelasse a próximo etapa do seu plano. Veremos como as coisas estão daqui por mais meia década.
Imagino se esse tipo olhasse um pouco mais para o lado da questão do hidrogénio como fonte de energia para veículos automóveis... 🤔
ResponderEliminarMuito provavelmente teríamos algo bastante melhor do que a insustentabilidade do modelo de negócio baseado no lítio e um melhor futuro para oa nossos descendentes.
Alguém por aí poderia dar-lhe uma achega e tentar convencer o homem a olhar um pouco mais para o lado? 😏😁
E Ele já olhou ao ponto de afirmar que é a coisa mais estupida que alguma vez poderíamos pensar: https://finance.yahoo.com/news/elon-musk-said-hydrogen-fuel-184922334.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAAB3NLU4WR1EtHia_T07xGdTu-ql0O7S5O6TRKP2G0UosVqoAWElq8z9pbdlcu9koN1_rNEmXrSknjsGJ2MIwAZ1q4moCHGMlBAiMBVs9RT-2xniaWilgt00dIZgVwepUjhxtRdaC6xP8XRdlYEslkf29gRLtmg-i_8EMC2_MZ773
EliminarNão é energeticamente eficiente. Actualmente faz sentido apenas para algumas utilizações.
ResponderEliminarVeja isto - informação científica: https://youtu.be/f7MzFfuNOtY