2022/06/15

Notícias do dia

UE obriga plataformas digitais a combater deepfakes e desinformação; Fairphone testa modalidade de subscrição; Google Weather chega aos tablets; como separar os elementos de uma foto no iOS 16; Nothing phone (1) revela a traseira "transparente"; e excepções de privacidade nas apps da Apple investigadas na Alemanha.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cartão microSD SanDisk 200GB.

Facebook vai copiar TikTok

O Facebook é conhecido por não ter grandes problemas em se "inspirar" (leia-se: copiar) as coisas que fazem sucesso noutros serviços, e agora isso também se vai aplicar ao TikTok.

O TikTok apanhou todas as plataformas de surpresa, do Facebook ao YouTube, ao conseguir infiltrar-se, e até superar, estes serviços consagrados que pensavam ter a sua posição assegurada para a eternidade. Desde então, o YouTube reforçou a aposta nos Shorts, e o Facebook tem feito múltiplas alterações, procurando replicar a fórmula de sucesso do TikTok. O feed principal apostará no mesmo estilo, e - curiosamente (ou não) - o Facebook vai voltar a integrar o Messenger na app principal, em vez de o manter como app separada. Veremos por quanto tempo, até voltar a mudar de ideias.


iPad mais barato adopta USB-C

Segundo as últimas indicações, a Apple prepara uma série de alterações para a actualização do iPad mais económico, que virá equipado com um chip A14, conectividade 5G, e também trocando a ficha Lightning por uma ficha USB-C.

Esta última não será propriamente novidade, considerando que isto passa a ser uma exigência para os produtos comercializados na UE; e limita-se a seguir a transição que a Apple já tinha iniciado na gama iPad Pro, que já vem equipada com USB-C nos últimos anos.


Vulnerabilidade Hertzbleed afecta CPUs Intel e AMD

Há uma nova técnica - Hertzbleed - que permite extrair informação "secreta" dos chips AMD e Intel de forma bastante criativa: estimando o consumo de energia e frequência de funcionamento de certas partes do chip.

Embora já se soubesse que isso poderia ser possível em teoria, pensava-se que seria um ataque impossível de aplicar na prática. No entanto, um grupo de investigadores conseguiu mesmo convertê-lo num ataque real, que foi testado com sucesso em CPUs Intel 8th gen até 11th gen, e também CPUs AMD Ryzen, e potencialmente muitos outros chips que disponibilizem sistemas de ajuste da tensão e frequência.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os primeiros CPUs dual-core para PCs foram lançados erm 2005, incluindo o Intel Pentium D e o Athlon 64 X2 da AMD.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)