2022/06/07

UE exige USB-C nos smartphones até 2024

Depois das intenções chega a concretização, com a UE a exigir que smartphones e outros dispositivos móveis venham com ficha USB-C a partir do final de 2024.

Nos últimos anos tem-se assistido ao cenário dos fabricantes deixarem de incluir carregadores com os smartphones, alegando os benefícios ambientais de se utilizarem os carregadores que a maioria das pessoas já deverá ter em casa. Aproveitando essa justificação, a UE começou a pressionar no sentido de se utilizar a ficha USB-C como standard, para que de facto os consumidores pudessem usufruir de um sistema universal de carregadores e cabos, e que agora foi aprovado.

A partir do Outono de 2024 todos os smartphones e outros dispositivos móveis, como câmaras, headphones wireless, colunas portáteis, etc. terão que vir equipados com uma ficha USB-C.
Claro que as atenções se centram sobre a Apple, já que a medida pouco representará para os demais fabricantes, que já estão a usar USB-C há algum tempo. A Apple tem mantido o iPhone com a sua ficha proprietária Lightning, apesar dos nos iPad Pro já ter migrado dessa ficha para o USB-C - processo que também serve para desarmar as potenciais justificações que a Apple apresente para manter sua ficha. No entanto, a mudança dos iPhones para o USB-C é algo que apenas deverá acontecer no próximo ano, com a chegada do iPhone 15 no final de 2023.

Há no entanto uma possibilidade extra. A exigência da UE também deixa a porta aberta para a dispensa da ficha USB-C no caso do equipamento permitir carregamento wireless. A questão é que isso deixaria o iPhone sem acesso (fácil) a uma imensidão de acessórios, algo que a Apple provavelmente ainda não estará disposta a arriscar (embora pudesse usar isso para promover hubs wireless de conversão para USB).

Uma coisa é certa, daqui por mais um ano, deveremos poder começar a tratar o USB-C como a ficha universal que se esperaria que fosse desde o início.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)