2022/06/07

Notícias do dia

Estamos em semana de WWDC 2022, e como tal são muitas as novidades da Apple, incluindo iOS 16 com lockscreen renovado, Face ID de lado nos iPhones, iPadOS 16 com multitasking do macOS Ventura, e novos MacBooks com chip M2, entre muitas outras coisas; mas também a chegada do SUV Polestar 3 chega em Outubro.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um adaptador de tomada universal com carregador USB.

Roaming na UE com mais dados a partir de 1 de Julho

As tarifas de roaming no espaço europeu vão ser ajustadas, e isso significa que os cidadãos europeus terão mais dados (e minutos / SMS) para usar em roaming.

Actualmente, muitos já têm acesso às condições de utilização do seu tarifário independentemente do país da UE em que se encontrem, mas com alguns casos a sofrerem de limites mais apertados na utilização dos dados em roaming. A partir de Julho, deverão poder contar com mais alguns gigabytes para uso noutros países. Segundo um exemplo dado pela Vodafone, um tarifário que tivesse direito a 7.8 GB de dados em roaming passará a ter quase 9.8 GB.

Só falta mesmo que por cá também se comecem a praticar o mesmo tipo de tarifários que vemos noutros países europeus.


iOS 16 revela modo "always-on"

O iOS 16 vem com um lockscreen renovado, e também parece confirmar o rumor que indicava um ecrã "always-on" nos iPhone 14.

A Apple deu grande destaque ao novo lockscreen do iOS 16, bastante mais personalizável e com widgets ao estilo das complicações do Apple Watch, mas não fez qualquer referência directa à coisa que tudo isto parecia dar a entender: um modo de ecrã always-on, tal como nos Apple Watch mais recentes. No entanto, não foi preciso esperar muito: o próprio iOS 16 contém referências internas a um modo always-on, que pode ser visto como uma confirmação praticamente garantida de que o iPhone 14 virá com um ecrã com essa capacidade.


Óculos VR da Apple só em 2023

Confirmando os rumores mais recentes, a Apple nem sequer falou de óculos VR na sua sessão de abertura do WWDC 2022. Agora, Ming-Chi Kuo, aposta que a Apple só deverá revelar os seus óculos no início de 2023, começando por disponibilizar unidades de desenvolvimento para os developers, e iniciando a sua comercialização por altura do WWDC 2023.




Xiaomi 12 Ultra com módulo de câmaras em destaque

A Xiaomi vai celebrar o início da sua parceria com a Leica em grande, com o Xiaomi 12 Ultra a adoptar um mega-módulo traseiro para as câmaras, onde não faltará o logotipo Leica.

O 12 Ultra deverá contar com câmara principal de 50 MP, telefoto periscópica de 48 MP, ultrawide de 48 MP, e potencialmente uma quarta câmara ainda não especificada (poderá ser uma câmara 3D, ou uma telefoto adicional). Na frente teremos uma câmara de 20 MP. Um smartphone que conta com a colaboração da Leica nesta parte, mas que terá que enfrentar uma nova vaga de concorrentes equipados com o sensor de 200 MP da Samsung, que também promete dar que falar.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A patente que marca a génese dos automóveis foi pedida em Janeiro de 1886 por Carl Benz, para um "veículo movido por um motor de combustão interna". Em Julho do mesmo ano era anunciado o primeiro modelo resultante da patente, que curiosamente tinha apenas três rodas.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)