2022/06/07

MacBooks com autorização de acesso USB-C no macOS Ventura

Com o macOS Ventura os MacBooks passarão a pedir permissão para utilizar equipamentos USB-C e Thunderbolt.

O próximo macOS Ventura volta a importar algumas das coisas que a Apple já aplicou no iOS, nomeadamente na gestão que faz dos equipamentos que lhe forem ligados. Tal como num iPhone é preciso dar autorização para aceder aos dados quando se liga um cabo USB, também nos MacBooks com chips M1 e M2 os utilizadores passarão a ter essa possibilidade.

Com este novo sistema de segurança para os acessórios USB e Thunderbolt, será preciso dar aprovação para se poderem usar dispositivos com transferência de dados. Continuará a ser possível usar carregadores sem que seja necessária dar qualquer autorização, e acessórios que tenham sido aprovados poderão continuar a ligar-se automaticamente a MacBooks bloqueados durante três dias. Quem achar que esta nova medida se torna demasiado incomodativa poderá também desactivá-la e dispensar os pedidos de autorização.

O objectivo será proteger os utilizadores de acessórios potencialmente maliciosos. Por exemplo, um suposto carregador USB-C num local público, que na verdade poderia também tentar fazer-se passar por teclado e disco externo, para tentar executar scripts para roubo de dados ou para infectar o sistema com malware.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)