2022/06/25

Plug It - Smart Plug open-source

Quem tiver curiosidade em saber o que há dentro de uma smart plug que permite controlar uma tomada via app ou uma página web, pode seguir este projecto para fazer uma inteiramente open-source.

Antes de mais, e sendo um projecto que lida directamente com tensões elevadas, importa relembrar as regras básicas de segurança e a necessidade imperiosa de nunca mexerem no circuito enquanto estiver ligado a uma tomada. Em segundo lugar, importa relembrar que a parte fundamental será educativa; já que para efeitos funcionais, provavelmente será mais económico optar por um módulo smart plug comprado - que já é possível encontrar a preço bastante reduzido - e que permita a instalação de um firmware alternativo, que acaba por trazer a maioria dos benefícios desejados.
Ainda assim, este projecto Plug It continua a ser interessante, e tem a vantagem adicional de também incluir um pequeno ecrã que permite exibir todo o tipo de informação sem necessidade de espreitar uma app ou browser, incluindo os consumos do equipamento que lhe for ligado. Pode ainda funcionar em modo dimmer, contando com um botão rotativo para fazer o ajuste da tensão de saída.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)