2022/06/14

Telegram acusa Apple de limitar web apps

O criador do Telegram está a acusar a Apple de limitar as potencialidades de utilização das web apps nos iPhones e iPads, mantendo o Safari atrasado em relação a outros browsers.

É frequente ver a Apple dizer que, quem não estiver satisfeito com as regras da App Store, pode simplesmente optar por usar uma web app para ter total liberdade no que oferece. No entanto, o que não refere é que essa possibilidade está também limitada pela (falta de) vontade da Apple.

Pavel Durov, fundador do Telegram, veio partilhar as suas críticas quanto ao facto da Apple manter o Safari no iOS sem funcionalidades essenciais para as web app modernas e, ainda por cima, nem sequer permitir que se utilizem browsers concorrentes nos iPhones e iPads. Isto porque, embora aparentemente no iOS se tenha outros browsers, como o Chrome e Firefox, na verdade todos eles são obrigados a utilizar o motor do Safari disponibilizado pelo sistema, e assim ficando também sujeitos às mesmas limitações.


Uma investigação no Reino Unido chegou a conclusão idêntica, dizendo que a Apple está a limitar as capacidades das web apps em iPhones e iPads, mas ainda não emitiu qualquer exigência ou recomendação para alterações. Algo que também poderá ser exigido a nível europeu daqui por uns meses, com a esperada exigência de maior abertura nestas plataformas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)