2022/06/30

Tombo das criptomoedas deixa placas gráficas a preços de saldo

A queda das criptomoedas tem tido alguns efeitos secundários positivos, com as placas gráficas a serem disponibilizados a preços mais reduzidos.

O sector das criptomoedas tem estado em reboliço, com as Bitcoin a continuarem a cair para os valores mais baixos desde o ano passado. Mas, perante o desânimo de uns está o contentamento de outros.

No Ebay, uma placa gráfica como a Nvdia RTX 3080, que tinha um preço médio de mais de 1100 dólares no final de Abril, passou a ter um preço médio de "apenas" 700 dólares no final de Junho. Isto porque muitas outras criptomoedas que podiam ser mineradas com estas placas têm também descido abruptamente, acompanhando a queda das Bitcoin, fazendo com que muitos investidores prefiram recuperar o que ainda podem vendendo o hardware que tinham.

Também há que ter em conta que muitos dos GPUs mais recentes da Nvidia estão limitados a nível de mineração de criptomoedas (embora recentemente o NiceHash tenha anunciado ter uma forma de ultrapassar essa restrição), e que também está para breve o anúncio da nova geração de GPUs da Nvidia. Pelo que, mesmo com os preços mais reduzidos, pode ser vantajoso para os jogadores aguardarem mais um pouco para ver o que está para sair.

2 comentários:

  1. Mais uma falha infame do conceito desse esquema Ponz... Ups, quero dizer: criptomoeda...

    Agora que milhares de mineradores saem de cena, será muito mais fácil conseguir dominar a rede e tentar chegar aos 51% para alterar o registo...

    ResponderEliminar
  2. Já leio notícias com este conteúdo há 2 meses, um pouco por todo o lado.
    Cripto em queda, stocks de boa saúde, mercado secundário inundado por gpus usados e nova geração de gpus quase a ser anunciada.
    É tudo factual.

    Agora, do ponto de vista do consumidor também é factual que comprar um gpu usado é um grande totoloto devido ao uso intenso que tiveram durante os últimos 2 anos, para não falar de tramóias de gpus com memórias já a falhar e escondidas por software.
    É ainda factual que o preço mínimo não desce um euro há um mês (à volta de 900€ nas 3080) e até subiu em alguns casos (zotac 3080 10GB acima dos 1000€).

    Os dados mostram que os gpus já deviam estar no preço recomendado por esta altura, mas o mercado recusa-se a mexer.

    ResponderEliminar