2022/07/23

Apollo RT6 vem com ou sem volante

A Baidu revelou o seu táxi autónomo Apollo RT6, que até permite dispensar o volante.

Nos últimos anos assistimos à corrida pelos táxis autónomos como sendo uma pela fundamental para possibilitar uma nova era do transporte pessoal, dispensando a necessidade de motoristas humanos e, assim, possibilitar uma redução substancial dos custos. Mas, esse objectivo tem-se revelado mais complicado de atingir do que se esperava, e tirando algumas zonas de teste, ainda não existe nenhum serviço global de táxis autónomos - coisa que a Baidu espera conseguir superar em breve.

O Apollo RT6 é um carro concebido de raiz para ser um táxi autónomo, com capacidade de condução de nível 4. Algo que até permite que o volante seja opcional, podendo ser removido para proporcionar um espaço mais confortável a bordo.


O veículo vem com 8 LIDARs, radar, 12 sensores ultra-sónicos e 12 câmaras, discretamente instalados no seu tejadilho panorâmico, e conta com processamento de 1200 TOPS para lidar com toda a informação recolhida.

A Baidu diz irá começar a colocar estes carro na estrada já no próximo ano, sendo parte da sua campanha de expansão que espera chegar a 65 cidades em 2025 e 100 cidades em 2030. Para isso também contribui o pormenor de terem conseguido reduzir o custo de produção do Apollo RT6 para cerca de 37 mil euros, o que também faz antecipar que toda esta tecnologia possa em breve chegar a automóveis comerciais destinados ao público, a preço reduzido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)