2022/07/11

Avisos de incêndio via SMS continuam a ser um caos em Portugal

Os alertas da Protecção Civil via SMS continuam a demonstrar ser completamente ineficientes e desadequados para o fim a que se destinam.

Enquanto vários países europeus já mudaram, ou estão em processo de transição, para alertas via Cell Broadcast, por cá continuam a gastar-se milhões em contratos de SMS com as operadoras nacionais.

A mais recente vaga de calor volta a demonstrar o cenário ridículo que vivemos, com os alertas de risco elevado de incêndio, que começaram a ser enviados via SMS às 9 horas da manhã, a demorarem horas a chegar a todos (mesmo passadas 5 horas, ainda não tinham chegado a todos).

Isto era algo que, via Cell Broadcast - cujo intuito, como o próprio nome indica, é difundir uma mensagem global de forma eficiente - podia ser feito em segundos. E torna-se caricato, pois Portugal até estava na linha da frente da adopção do Cell Broadcast.


Infelizmente, a insistência (e desperdício de milhões de euros) nos SMS é algo que inevitavelmente irá resultar em catástrofe, bastando olhar para os exemplos de outros países Europeus. Há quase um ano, a Alemanha iniciou o processo de mudança de SMS para Cell Broadcast para os alertas, depois de várias pessoas terem morrido por não terem recebido os alertas a tempo.

Por cá já tivemos tragédias que cheguem, esperemos que não tenhamos que passar por mais algumas até que também percebam a importância de usar a tecnologia mais adequada, que pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

4 comentários:

  1. Estranho, eu não recebi nenhuma sms... Ainda há dias estava a falar com uma pessoa sobre a anomalia da DGS em não enviar a dita sms para alertar os mais idosos para o risco de choque termico pelas temperaturas e a Protecção Civil por não fazer o alerta para fogos. Ainda não recebi a sms em nenhum dos meus 2 telemoveis, nem vodafone, nem meo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos vários cartões SIM que tenho ligados em vários telemóveis, alguns também não receberam a SMS da Protecção Civil. Algo que já aconteceu em situações anteriores, uma das operadoras nos cartões com tarifários Livre pendentes de pagamento de taxa de manutenção de número barram o serviço de SMS, como consequência as SMS de alerta não são recebidas. Este é só um de muitos exemplos. Em Espanha o Cell Broadcast para Public Warning está disponível desde o dia 21 de Junho.

      Eliminar
    2. Tenho um tarifário de assinatura mensal e tenho um tarifario de carregamento, ambos em dia, com tudo certo, portanto, zero sms, e até já fui confirmar... E alias, eu acho as SMS uma estupidez... O Cell Broadcasting é uma ferramenta mais efetiva, pois pode-se fazer alertas seletivos, de distrito a distrito, não é preciso enviar 8 milhões de sms... O Cell Broadcasting permite apanhar todos os telemoveis ligados numa zona de antenas, não é preciso enviar sms para todas as pessoas do pais.

      Eliminar
  2. A mais recente actualização ao Cell Broadcast permite em redes 4G e 5G precisão de metros na entrega de um alerta. WEA 3.0 e mais recentemente adicionado ao EU-Alert. São vários os Países que utilizam o Cell Broadcast há anos e este ano o número de Laises que implementou ou está a implementar o Cell Broadcast para Public Warning aumentou, em 5G também já é possível receber pictogramas num alerta. Além do distinto som, vibração e leitura da mensagem.

    ResponderEliminar