2022/07/11

Grelhadores Weber forçados a deixar usar apps e peças não oficiais

Nos EUA, a Webber foi obrigada a aceitar a utilização de peças e apps não oficiais nos seus produtos.

Apesar de ser ilegal proibir peças não oficiais, só agora a FTC parece estar a aplicar a legislação sobre os fabricantes que a ignoravam. Desta vez é a Webber, fabricante de grelhadores e outros produtos, que é obrigada a remover todas as referências à proibição de utilização de peças não oficiais, nos seus manuais, sites, emails, e apps - e passar a dizer precisamente o oposto.

A Webber terá que remover as referências actuais e passar a dizer expressamente que "a utilização de peças não oficiais não invalida a garantia", coisa que nos seus "smart grills" também inclui a possibilidade de se usarem apps não oficiais.

Também a Harley Davidson foi recentemente obrigada a fazer o mesmo, depois de durante décadas ter obrigado os clientes a usarem peças oficiais com a ameaça de que perderiam a garantia.

De frisar que isto não serve como cartão de imunidade para os clientes. O cliente, ou instalador da peça não oficial, passam a ter responsabilidade sobre a mesma - mas o fabricante original do produto não se pode esquivar à garantia no caso de surgir um problema que nada tenha a ver com a peça não oficial. Até agora, até a utilização de um parafuso não oficial podia servir de justificação para invalidar a garantia de um ecrã que tivesse avariado.

1 comentário:

  1. A VW tentou isso comigo a uns 10 anos com um quadrante em segunda mão.

    ResponderEliminar