2022/07/10

Bateria de areia entra em funcionamento na Finlândia

Na Finlândia já começou a a funcionar a primeira bateria de areia para armazenamento de energia.

Com algumas fontes de energia renováveis, como a eólica e solar, a terem ciclos de produção que nem sempre coincidem com as necessidades de consumo, é cada vez mais necessário ter sistemas de armazenamento de energia que permitam armazenar essa energia para que seja usada quando for realmente necessária. É isso que faz esta bateria de areia.

Em vez de recorrer aos materais tradicionais a que associamos nas baterias, esta bateria de areia da Polar Night Energy consiste num silo com 100 toneladas de areia comum - que nem sequer é adequada para construção - para armazenar calor produzido pela energia excedentária.

A areia consegue manter temperaturas de 500-600ºC durante meses, sendo por isso adequada até para manter energia gerada durante o Verão para ser consumida durante o Inverno.
Nesta instalação também se tira partido da proximidade com um data center, aproveitando o calor gerado pelo mesmo.

Ao estilo das barragens que bombeiam a água de volta quando têm energia em excesso, relembra-nos que existem mil e uma formas de transformar coisas "comuns" em baterias. No futuro, será simplesmente uma questão de optar pelas formas que ofereçam a maior eficiência tendo em conta as necessidades (resposta rápida / lenta) e condições locais.

3 comentários:

  1. Brutal... não fazia ideia que isto era possível!

    ResponderEliminar
  2. Há um projeto com conceito idêntico, de energia solar com armazenamento com sal, que retem o calor durante a noite e é utilizado para produzir energia fora das horas solares.
    https://en.wikipedia.org/wiki/Cerro_Dominador_Solar_Thermal_Plant

    ResponderEliminar
  3. Então e uma bateria de Dióxido de Carbono?

    https://youtu.be/LXSSH6ZuOWk

    ResponderEliminar