2022/07/23

Baterias M3P prometem melhorias face às LMFP

A CATL diz estar pronta para começar a fornecer baterias M3P a partir do próximo ano, com melhorias na densidade energética sem aumento de preço.

O processo de transição para os automóveis eléctricos tem colocado enorme pressão sobre os fabricantes de baterias, e a CATL, um dos maiores produtores de baterias diz ter boas notícias nesse campo. A empresa chinesa diz estar pronta para fornecer baterias M3P em volume já no próximo ano.

Estas baterias M3P (não confundir com MP3) usam composição ligeiramente diferente das LMFP (Lithium Manganese Iron Phosphate) e prometem ter uma maior densidade energética que as baterias actuais. Para referência, as baterias LMFP já tinham densidade 15-20% superior às baterias LFP (Lithium Iron Phosphate) a um preço idêntico. E embora a CATL não tenha revelado dados técnicos sobre a densidade destas novas baterias, todas as melhorias serão garantidamente apreciadas pelos fabricantes de automóveis e, consequentemente, pelos consumidores.
Esperemos que a par das melhorias prometidas em densidade e preço, também esteja assegurada a sua longevidade. Mas considerando que a sua composição idêntica às das LMFP, acho que se poderá assumir que a sua longevidade não será pior do que essas.

1 comentário:

  1. Muito bem, que a capacidade e durabilidade seja superior às actuais e o preço inferior. No entanto sendo um construtor chinês, acredito vendo...

    ResponderEliminar