2022/07/25

Curso Consumidor Ciberseguro reforça segurança nas compras online

O curso gratuito "Consumidor Ciberseguro" pretende reforçar as competências dos consumidores nas compras online, para que fiquem mais informados sobre as regras básicas de segurança e possam identificar potenciais burlas.

Esta formação online Consumidor Ciberseguro está disponível na plataforma NAU e disponível até Março do próximo ano, é lançada pelo Centro Nacional de Cibersegurança, em parceria com a Direção-Geral do Consumidor, o Centro Europeu do Consumidor, a ASAE e o OLX.
O curso Consumidor Ciberseguro é composto por quatro módulos online, com uma carga horária de quatro horas que pode ser adaptada ao ritmo de aprendizagem de cada utilizador. Contando já com mais de 5 mil inscritos, e sem limite de participantes, o curso pretende capacitar os consumidores na utilização de várias plataformas de e-commerce disponíveis atualmente, de forma a realizarem compras online com segurança.

O OLX participou, em parceria com as entidades mencionadas, na criação do conteúdo da quase totalidade dos módulos do curso, nomeadamente "Fraudes Online", "Plataformas e meios de pagamento online" e "Regras e recomendações para compras online seguras". O capítulo "Fraudes em Plataformas de Compras online", inclusive, dispõe de conteúdos exclusivamente partilhados pelo portal. No total, o curso engloba a parte formativa, com materiais em formato de texto e vídeo, bem como exercícios de avaliação de conhecimentos para aceder ao certificado final.

Numa sociedade em que 67% das empresas portuguesas dispõem de um website e 50% dos consumidores fazem compras online, questões como a proteção de dados pessoais e a segurança dos meios de pagamento online são cada vez mais importantes na realidade atual. Nesse sentido, as entidades participantes sentiram a necessidade de criar este curso, uma vez que, com o crescente acesso a novas tecnologias de informação, a compra e venda online aumentaram exponencialmente nos últimos anos. Esta é a segunda edição da iniciativa, que contou no ano passado com 3.500 participantes.

Curso Consumidor Ciberseguro

O que vai aprender
  • Escolher um website de compras online seguro e fidedigno;
  • Escolher um meio de pagamento seguro para compras online;
  • Identificar indícios de burla em vendas online;
  • Saber a quem reportar em caso de fraude em compras online;
  • Saber os direitos europeus do consumidor online.

Pré-requisitos
Este curso destina-se a todos os cidadãos que fazem ou queiram fazer compras online com segurança. Desta forma pretende-se, não só, alertar para os perigos das compras online, como também partilhar conhecimentos e dicas que ajudem os cidadãos a verificar se estão a adotar as práticas mais seguras para realizar compras online.

Avaliação e certificação
Após a conclusão de todos os módulos do curso “Consumidor Ciberseguro”, os participantes podem descarregar o respetivo Certificado de conclusão. Para isso, será apenas necessário responder a todas as atividades com uma percentagem mínima de 75% de opções corretas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)