2022/07/25

Robot parte dedo a criança em torneio de xadrez

Num torneio de xadrez em Moscovo, um braço robot partiu o dedo de uma criança de 7 anos.

Num infeliz acidente que relembra as muitas incompatibilidades entre a raça humana e os robots, quem sofreu foi um jovem jogador de xadrez que ficou com um dedo preso durante uma jogada feita por um braço robot. Aquilo que deveria ser uma atracção tecnológica tornou-se num episódio de terror, com os presentes a tentarem libertar o dedo da criança da total apatia e imobilidade do robot (vídeo) durante tensos momentos de desespero.

A organização do torneio limitou-se a dizer que a criança não seguiu as regras de segurança, em que deveria esperar algum tempo após cada jogada para que o robot fizesse todos os movimentos; mas o caso demonstra perfeitamente os riscos que existem na compatibilização da interacção entre robots e humanos. Embora pudesse ser encarado de forma divertida e simpática, este braço robot continua a ser um equipamento industrial que facilmente pode esmagar dedos, braços, ou até matar uma pessoa, completamente indiferente à fragilidade dos nossos corpos.

É por isso que aquelas demonstrações, em que vemos investigadores a desenvolver robots que são capazes de reagir a toques ou colisões com pessoas, e muitas vezes desvalorizadas por não serem "espectaculares", acabam por ser um desenvolvimento de importância crítica para que no futuro se possam ter dispositivos robóticos em nossas casas (como o robot humanóide que a Tesla, e outras empresas, estão a desenvolver).

1 comentário: