2022/07/18

Google esconde permissões de apps na Play Store

Depois de tanto destaque dado aos cartões de permissões, a Google esconde-os para dar prioridade às descrições dos developers.

A Google está a começar a exibir a nova secção "Data Safety" das apps na Play Store, mas embora esta secção pretenda dar mais informação sobre a forma como as apps usam os dados dos utilizadores, isso está a ser feito à custa da remoção da igualmente importante informação sobre as permissões das apps.

É que, a nova secção Data Safety, por importante que seja, limita-se a mostrar aquilo que o developer diz fazer - podendo facilmente mentir, por exemplo, dizendo que não cede os dados pessoais dos utilizadores a terceiros, e fazendo-o. Já as permissões das apps, isso é algo que não se pode enganar, pois a app tem que as solicitar ao sistema.

Aparentemente, a Google está a dar mais valor à "confiança" no developer, para dar destaque ao que ele diz sobre as suas próprias apps, do que nas permissões de sistema. Se isso não será problema no caso das apps que, à partida, já serão de confiança, também fica desde já garantido que muitas outras não merecem essa confiança, e esta alteração apenas irá facilitar o processo de esconderem situações de pedidos abusivos de permissões que, anteriormente, ficariam visíveis desde logo.


Actualização: A Google felizmente recuou na decisão e vai manter a secção de permissões.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)