2022/07/29

Instagram copia modo dual-camera do BeReal

Depois de querer ser o TikTok, o Instagram também quer ser o BeReal.

Os utilizadores do Instagram têm agora acesso ao modo "Dual", que permite captar fotos e vídeos usando a câmara traseira e frontal simultaneamente. Uma funcionalidade que, por si, não é nova mas que faz suspeitar uma forte influência da app BeReal, que tem estado na primeira posição na App Store na secção das redes sociais.

No entanto, enquanto na app BeReal o foco está no desafio dos utilizadores partilharem o que estão a fazer num prazo de 2 minutos após receberem uma notificação, a implementação do Instagram limita-se a ser a captação usando as duas câmaras, fazendo com que pareça uma mera opção básica a adicionar aos filtros e efeitos já disponíveis.


Curiosamente, um ex-funcionário do Instagram diz que este Dual já estava a ser preparado há três anos, antes sequer do BeReal ter sido lançado, e que por isso não se trata de uma cópia. Mas, sendo esse o caso, fica a pergunta de como é possível que a Meta tenha demorado três anos a lançar uma funcionalidade tão básica, e de só o ter feito depois de uma app que aposta nessa funcionalidade ter conseguido um sucesso viral que a levou à primeira posição da App Store.

Deve ser apenas coincidência...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)