2022/07/06

Insultos online podem dar 1 ano de prisão no Japão

No Japão, os insultos online vão poder ser penalizados com até um ano de cadeia.

Na internet podemos encontrar o que de melhor existe na sociedade, mas também o que nela há de pior. Para muitas pessoas, a internet funciona como um campo de guerra onde se sentem invulneráveis a atormentar outras pessoas, mas o Japão aprovou uma nova lei anti-cyberbullying que penaliza os insultos online de forma exemplar. Para além dos agressores verbais poderem ser punidos com multas de cerca de 2200 euros, também se habilitam a poderem passar um ano na cadeia em prisão efectiva.

A medida foi apresentada como necessária, surgindo no seguimento do suícido da vedeta televisiva Hana Kimura, que estava a ser alvo de uma campanha de cyberbullying - isto num país onde a taxa de suicídios já é bastante elevada. Mas, há também que refira a ténue linha do que pode ser considerado um insulto "de desabafo" de um insulto abusivo. Por exemplo, dizer que determinado político é um idiota poderá agora ficar em risco de ser considerado um insulto e valer uma estadia num estabelecimento prisional.

No mínimo, há uma regra que deveria ser ensinada e repetida desde cedo, tanto em miúdos como graúdos: se não têm nada de positivo a acrescer a um tópico, mais vale poupar os preciosos segundos e simplesmente nem comentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)