2022/07/06

Google suspende KakaoTalk na Play Store por usar pagamentos externos

As diferenças entre Google e Apple quanto a restringir o que as apps podem fazer nas suas lojas, são menores do que se possa imaginar.

Embora a Apple receba a maior parte da atenção quando se fala de abusos e restrições na App Store, há algumas aspectos em que a Google e a Play Store em nada ficam atrás. Algo que agora fica demonstrado com o caso do KakaoTalk.

O KakaoTalk é uma das apps de mensagens mais populares na Coreia do Sul, e que agora ficou com as actualizações bloqueadas na Play Store por ter ousado adicionar links para formas de pagamento externas que não pagam comissão à Google.

A Google relembra que todas as compras digitais nas apps têm obrigatoriamente que usar o sistema de pagamentos Google Play, e tinha feito um ultimato de que isso iria ser cumprido à risca a partir de 1 de Junho. Isto deixa a Google na posição caricata de ter mais restrições a nível dos pagamentos que a App Store da Apple, que recentemente foi obrigada a permitir pagamentos externos na Coreia (apesar de continuar a cobrar comissões quase idênticas sobre esses pagamentos). No entanto, a Google tem sempre a desculpa de que os developers poderão fornecer as apps directamente, ou em lojas alternativas, coisa que a Apple não pode fazer.

Estando-se a poucos meses da implementação do DMA na Europa, que exige maior abertura nas app stores, vai ser interessante ver como as coisas vão ficar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)