2022/06/30

Notícias do dia

Tombo das criptomoedas deixa placas gráficas a preços de saldo; Apple CarPlay com pagamento de combustível; Bird com bicicletas eléctricas partilhadas em Portugal; earphones NuraTrue Pro estreiam aptX Lossless; e Firefox ganha anti tracking nos URLs.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um selfie stick / mini tripé Gritin Palo. E, sendo final do mês, é a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+ para descontos exclusivos e prémios mensais adicionais.

Apple deixa usar pagamentos externos na App Store na Coreia do Sul

Depois da Holanda, a Apple também abre o acesso a pagamentos externos nas apps na App Store, mas de forma muito longe do que seria ideal.

Também aqui a redução nas comissões é ridiculamente pequena, já que a Apple continua a cobrar comissões mesmo sobre os pagamentos feitos em serviços terceiros. E, para piorar ainda mais, e ao contrário do que aconteceu na Holanda, aqui exige que os developers lancem apps diferenciadas se quiserem usar esses pagamentos externos - algo que também tentou fazer na Holanda mas que o regulador não aceitou. Teremos que aguardar mais um pouco até que as novas exigências europeias de abertura da App Store, ao ponto de permitir app stores alternativas, se façam sentir.


Samsung prepara 2ª geração de ecrãs OLED para iPad

A Apple ainda não lançou nenhum iPad com ecrã OLED mas a Samsung já se está a preparar para a produção de ecrãs para a segunda geração dos iPads OLED.

A Samsung Display está a preparar-se para a produção de ecrãs OLED em maior quantidade para o final de 2024, usando uma nova linha de produção Gen 8.5, capaz de produzir substratos de 2200x2500 mm, substancialmente maiores que os Gen 6 de 1500x1850 mm que são usados para criar os ecrãs OLED dos smartphones, permitindo melhorar a eficiência de produção e reduzir os custos. Esta aposta em ecrãs de maior dimensão e longevidade também deverá beneficiar a aplicação dos ecrãs OLED em portáteis e também em monitores para uso nos computadores desktop.


UE quer identificação nas transacções de criptomoedas

A UE está prestes a terminar com o anonimato no mundo das criptomoedas, exigindo a identificação dos utilizadores quando utilizam serviços de criptomoedas regulados.

A medida é justificada com a necessidade de aplicar as leis contra a lavagem de dinheiro, mas é duramente criticada por pouco fazer na prática, já que continua a permitir a transferência para wallets em serviços não regulados que continuarão a permitir contas completamente anónimas. Na prática, parece ser apenas uma medida para facilitar a aplicação de taxas e impostos aos detentores de criptomoedas que usem os serviços mais populares.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As origens da Texas Instruments remontam a 1930, na altura como Geophysical Service Incorporated e dedicando-se à análise de sinais sismográficos para descobrir petróleo. Só em 1951 adoptaria o nome que todos conhecemos, vindo a ter papel fundamental na criação dos primeiros transístores comerciais e circuitos integrados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)