2022/06/29

Firefox ganha anti tracking nos URLs

O Firefox 102 reforçou as capacidades de anti-tracking, limpando os códigos enviados no URL.

Não são só os cookies que são usados para seguir os visitantes na web. Empresas como o Facebook, e muitas outras, usam e abusam também dos parâmetros enviados nos próprios URLs para fazerem esse tracking, e é precisamente isso que o mais recente Facebook passa a combater com o novo "Query Parameter Stripping".

Quando clicam num link que tenha passado pelo Facebook, já deverão ter reparado que o FB adicona um parâmetro adicional no link, como https://www.example.com/?fbclid=IwAR4HesRZLT-fxhhh3nZ7WKsOpaiFzsg4nH0K4WLRHw1h467GdRjaLilWbLs. Esses códigos permitem ao Facebook saber o percurso do mesmo, de quem fez a partilha e de onde, ultrapassando a possibilidade dos visitantes terem os cookies bloqueados.

Mas com a nova funcionalidade, o Firefox passa a limpar estes códigos de tracking, de várias empresas e serviços:
  • Olytics: oly_enc_id=, oly_anon_id=
  • Drip: __s=
  • Vero: vero_id=
  • HubSpot: _hsenc=
  • Marketo: mkt_tok=
  • Facebook: fbclid=, mc_eid=
Para isso basta activar o modo de browsing "Strict", que activará automaticamente a limpeza dos links.
O único detalhe é que será preciso activar manualmente esta funcionalidade caso a pretendam utilizar em modo Privado, já que por algum motivo a Mozilla não o fez mesmo que activem o modo Strict em modo Privado. Para isso, terão que ir aos parâmetros de configuração do about:config, pesquisar por "strip", e colocar a opção "privacy.query_stripping.enabled.pbmode" em "true".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)