2022/07/06

Notícias do dia

Rede Mobi.E supera 1M de carregamentos na primeira metade de 2022; como desactivar o envio de informação sobre o computador no Chrome; Nothing phone (1) com ecrã de 120 Hz; Apple vai apostar nos iPhone 14 Pro; e hacker diz ter roubado 1B de registos de cidadãos chineses.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete para rato XL RGB.

NIST revela encriptação mais resistente para o futuro

O NIST (National Institute for Standards and Technology) apresentou quatro novos algoritmos de encriptação actualizados para os tempos modernos, e que tentam assegurar a sua segurança face a futuras ameaças como a computação quântica.

Os novos algoritmos são o CRYSTALS-Kyber, destinado a encriptação genérica de dados, e os CRYSTALS-Dilithium, Falcon e Sphincs+, destinado a assinaturas digitais e validação de identidade. A existência de vários é justificada com a necessidade de alguns deles terem implementação mais complexa e que poderá não ser adequada a todo o tipo de equipamentos. Mas, em comum, têm pressupostos que não tinham sido considerados em algoritmos anteriores, como a resistência a tentativas de decifração via computadores quânticos. Mas, o processo ainda é longo, e só em 2024 é que o NIST deverá finalizar o processo de certificação e tornar estes algoritmos num novo standard certificado.

Marriott volta a sofrer roubo de dados

A cadeia de hotéis Marriott International volta a sofrer roubo de dados, incluindo informação sobre os cartões de crédito dos clientes.

O caso terá acontecido em Junho, com um grupo de hackers a ter conseguido infiltrar-se na sua rede usando engenharia social, enganando um funcionário de modo a ter acesso. Terão sido roubados 20 GB de dados, referentes a clientes e funcionários, e incluindo dados como as reservas e os números dos cartões de crédito utilizados para as mesmas.

Este não é o primeiro incidente de roubo de dados no Marriot, que em 2018 descobriu que hackers estavam a aceder aos dados de 340 milhões de clientes desde 2014, e que lhe valeu uma multa de £14.4 milhões no Reino Unido. Em 2020 voltou a ter outro caso de roubo de dados afectado 5.2 milhões de clientes. Poderá dizer-se que já começa a ser hábito.


Reino Unido quer filtros CSAM nos serviços encriptados

Os polémicos filtros que a Apple tem começado a aplicar nos seus serviços poderão em breve ser uma exigência no Reino Unido.

O Reino Unido está a preparar nova legislação que pode obrigar todos os serviços de mensagens com encriptação end-to-end (E2E) a fazerem a detecção e denúncia no caso de imagens ou vídeos "CSAM" (de abuso sexual de menores). Apesar de serem um propósito com que todos concordarão, a verdade é que parece ser apenas a mais recente estratégia utilizada para atingir o seu propósito final de conseguirem a implementação de backdoors nos serviços encriptados. Tradicionalmente eram usadas justificações como o terrorismo, mas com essa justificação a parecer ter perdido o apoio do público, recorre-se ao abuso sexual de menores - argumento fácil que permite "crucificar" todos os que ousarem relembrar o direito à privacidade.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Enquanto as origens da Coca-Cola estão ligadas às folhas de coca, há outro refrigerante que também tem origem polémica. A Bib-Label Lithiated Lemon-Lime Soda usava lítio na sua composição, até tal ser proibido em 1948, sendo actualmente conhecida pelo nome que adoptou em 1933, 7-Up.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)