2022/07/06

Tesla com avisador de sinal verde para todos

A Tesla está a fazer chegar o sinal sonoro de sinal verde a todos os carros, deixando de ser exclusivo do pacote FSD.

A Tesla está a dar uma prenda antecipada aos seus clientes, passando a disponibilizar a opção de alerta sonoro de sinal verde nos semáforos a todos os carros. Esta era uma funcionalidade que até agora só estava disponível para quem pagasse pela opção FSD (Full Self Driving) que tem ficado cada vez mais dispendiosa ao longo dos anos sem que ainda tenha concretizado a promessa - que também é feita há anos - de que o carro será capaz de conduzir sozinho em todo o tipo de estradas.

O alerta de sinal verde é um daqueles detalhes básicos mas que se revela particularmente útil, especialmente no caso de condutores que facilmente ficam distraídos com outras coisas e que normalmente só regressam à realidade quando o carro de trás começa a buzinar (ficando dependente da disposição do condutor se será uma buzinadela de cortesia ou uma buzinadela irritada).

O sistema até tem em consideração o facto de se poder ter um carro à frente. Pelo que só dará o aviso no caso de ter ficado verde e o veículo à nossa frente já ter arrancado.

Ainda assim, ainda há muito para evoluir. Há mais de uma década que a Audi já tem um sistema em que o carro é capaz de comunicar com os semáforos - nalgumas cidades - em que é capaz de apresentar o tempo que falta para ficar verde / vermelho, facilitando o processo de optimização da condução citadina.

2 comentários:

  1. Sinceramente isto parece-me que só vem demonstrar que pagar pelo FSD é pagar para ser um beta (alpha?) tester.

    ResponderEliminar
  2. Devia era arrancar logo... e se tiver carro à frente apitar como se não existisse amanha! :D

    ResponderEliminar