2022/07/26

Próximas actualizações do Windows podem afectar impressoras e scanners

Utilizadores e administradores de sistemas vão ter novas (velhas) dores de cabeça nas próximas actualizações do Windows.

A Microsoft está a alertar para potenciais problemas com impressoras e scanners nas próximas actualizações do Windows, uma vez que vai remover o "desenrasque" temporário que tinha implementado.

A origem do problema já tem um ano, quando uma actualização do Windows passou a exigir alguns requisitos de segurança em impressoras e scanners com autenticação via smart card, fazendo com que alguns equipamentos deixassem de funcionar. Em resultado disso a MS adiou essa implementação, permitindo que os dispositivos continuassem funcionais... até agora. A MS diz que já deu tempo suficiente para que as empresas se preparassem para estas alterações, e vai voltar a aplicar a exigência de segurança que pode deixar alguns destes equipamentos inacessíveis.

Por agora a alteração começará por ser testada nos updates opcionais do Windows Server 2019, mas será aplicada de forma oficial nas actualizações Patch Tuesday de 9 de Agosto para o Windows Server 2019, 2016, 2012, e 2008. Uma altura que tanto poderá ser boa, ou má, dependendo das empresas e do período de férias que tiverem. As que tiverem encerrado em Agosto, só sentirão o impacto quando regressarem ao activo em Setembro, para um começo "em beleza".

Claro que nas questões de segurança o melhor é não descurar, e facilmente se pode imaginar as críticas que a MS receberia em caso de qualquer problema que tivesse origem numa falha de segurança que a MS conhecia mas tinha permitido manter para facilitar a vida às empresas. Mas, infelizmente, as impressoras têm sido dos periféricos que mais abusam da obsolescência programada, conhecendo múltiplos casos de impressoras perfeitamente funcionais, que deixaram de o ser meramente por deixarem de ter os drivers adequados para os sistemas operativos mais modernos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)