2022/07/23

Quadro colorido interactivo impresso em 3D

O projecto de hoje dispensa os componentes electrónicos e o ferro de soldar, e em vez disso foca-se nas artes manuais e no domínio da impressão em 3D.

Esta quadro colorido interactivo permite dar um toque especial na decoração de qualquer divisão, com o pormenor de não só possibilitar uma representação colorida mas também volumétrica. Isto porque o quadro em si é constituído por 441 peças que se podem movimentar, permitindo recriar coisas como o formato de uma mão ou de outro objecto que se use como "molde" na parte traseira para empurrar os pinos.

A parte mais trabalhosa será imprimir os 441 pinos nas diferentes cores, o que irá por à prova a afinação da impressora 3D de modo a possibilitar a impressão de peças finas e altas, de preferência sem deixar demasiados "fios" ou imperfeições.

Como sempre, sendo um projecto pessoal, nada impede que escolham outras cores, dimensões, número de pinos, ou outros formatos - por exemplo, um quadro rectangular de maiores dimensões com mais pinos, e numa só cor ou gradiente de uma tonalidade - dependendo das cores de filamento disponíveis.

Tendo em conta que já se conseguem arranjar impressoras 3D na casa dos 100 euros, é uma excelente opção para lhes darem uso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)