2022/07/15

TikTok continua a roubar tempo ao YouTube

O YouTube continua a ter bastantes motivos para estar preocupado, continuando a perder utilizadores para o TikTok, ano após ano.

Um novo estudo demonstra que no final de 2021, a gama de utilizadores entre 4 e 18 anos já passava 60% mais tempo no TikTok do que no YouTube, reforçando a tendência que já se vinha a verificar nos anos anteriores.

Segundo dados de 400 mil famílias, recolhidos através de uma app de controlo parental - e que representa uma utilização com base em utilizadores reais e não estimativas - esta faixa de utilizadores passa uma média de 91 minutos por dia no TikTok versus 56 minutos no YouTube.

Mas mais revelador é olhar para a tendência:
Depois de ter aumentado o tempo médio de visualização diário de 2019 para 2019 (48 para 64 minutos), o YouTube caiu para os 56 minutos em 2021. Em contrapartida, o TikTok continua numa recta ascendente, passando dos 38 minutos em 2019 para os os 75 minutos em 2020, e para os 91 minutos em 2021.

O YouTube tem feito tudo o que pode para tentar replicar a fórmula de sucesso do TikTok, agora com o YouTube Shorts; mas embora isso possa cativar os segmentos de maior idade, que já valorizavam mais o YouTube, poderá não funcionar entre os utilizadores da Gen Z e Gen Alpha, que são os que têm privilegiado o TikTok. Ao estilo do que aconteceu com o Facebook, também o YouTube poderá em breve ser associado ao serviço de vídeo "para os velhotes".

Resta o consolo do YouTube ainda estar à frente de outros serviços de vídeo: Disney+ (47 min), Netflix (45 min), Amazon Prime (40 min), Hulu (38 min) e Twitch (20 min).

7 comentários:

  1. Não há impérios que durem para sempre.

    ResponderEliminar
  2. com certeza bro. filotchila.com

    ResponderEliminar
  3. O Youtube piorou agora com os vídeos curtos metidos no meio dos outros, aquilo está horrível, até muda a interface, detesto.
    Deveriam ter feito uma plataforma nova só para isso, e quanto muito deixavam utilizar a mesma conta de autenticação e associavam um canal ao outro automaticamente para divulgação, permitir ver vídeos maiores, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Google tem sido perita a impingir coisas. Quando ninguém usa o que eles querem que se usem, mete aquilo à força noutros serviços populares. Basta ver o caso do Meet metido à pressão no Gmail.

      Eliminar
  4. Em parte culpa da quantidade absurda de publicidade que recebemos ao usar a APP.
    Tambem são completamente diferentes, o tiktok tem conteúdo tipo fastfood enquanto o Youtube é mais comida caseira.

    ResponderEliminar
  5. O YouTube tem sido uma valente ajuda para conseguir aprender a fazer manutenções auto, bicicletas, bricolage, agricultura e montes de outros assuntos para tornar a vida mais prática.

    Com efeito, também me prejudica aquela intromissão de vídeos curtos que, na sua maioria não passam de breves amostras de egos e vaidades, quase nunca com uma utilidade efetiva.

    Sabemos bem que num mundo dominado pelo capitalismo, a regra do mais forte será a que no fim do jogo irá ditar quem domina, pelo que, todos tentarão batalhar pelo domínio, não interessando para o efeito, a opinião do ser humano que em princípio deveria ser o principal visado num mundo supostamente desenvolvido.

    Atrevo-me a afirmar que a moderna tecnologia está claramente a demonstrar que não é benéfica para a humanidade

    Ou melhor, é benéfica, mas apenas para uma pequena parte da humanidade. (Aquela que controla o que anda em torno da moderna tecnologia.)

    ResponderEliminar