2022/08/05

Amazon compra iRobot e fica com os Roomba

A Amazon vai comprar a iRobot por $1.7B, fabricante dos populares aspiradores robot Roomba.

Depois da Ring e de outras empresas, a Amazon vai juntar a iRobot ao seu catálogo crescente de aquisições. Uma aquisição que não é uma surpresa, dando à Amazon um lugar privilegiado no sector dos aspiradores robot, e com repercussões que tanto geram expectativas como preocupações.

A Amazon já tem ouvidos dentro de nossas casas, através dos Echo e demais dispositivos com Alexa; e já vê o que se passa em seu redor com as câmaras Ring. Agora, passa a ter entrada directa para também saber exactamente a disposição das nossas casas (os aspiradores robot podem criar um mapa pormenorizado), e proporcionar dados que permitem inferir muitas outras coisas.

A Amazon tem ainda tradição de gostar das modalidades de subscrição e, pior ainda, de alterar as regras sempre que lhe apetece. Ainda recentemente vimos caso como o aumento da mensalidade das câmaras Ring e o encerramento do Cloud Drive, ou ainda a questão do facilitismo de ceder os dados às autoridades. Pelo que, será curioso ver como é que as coisas irão correr a longo prazo para a iRobot sob esta nova era Amazon.

1 comentário:

  1. Ah, danado do Bezos. Não descansa enquanto não dominar o mundo inteiro.

    E este artigo fez-me pensar no seguinte:
    Quantos produtos tenho eu que tenham ligação direta com a Amazon?

    Acho que apenas um velhinho leitor de livros eletrónicos (Kindle).

    Quantos de nós conseguirão ficar a "salvo" do bicho papão em que a Amazon se tem tornado?

    ResponderEliminar