2022/08/15

Apple reforça aposta na publicidade

Os iPhones e iPads irão começar a apresentar mais publicidade nas apps oficiais da Apple.

Depois de ter "estragado" o tracking publicitário aos gigantes do mercado, como a Meta, a Apple prepara-se para tentar apanhar uma maior fatia de mercado neste sector.

Além dos blocos de publicidade na App Store, News e Stocks, a Apple prepara-se para disponibilizar publicidade noutras das suas apps, como no Apple Maps. Isto a par da expansão a mais formatos publicitários nas apps já existentes.

Embora não seja previsível que a Apple opte por publicidade demasiado intrusiva (como anúncios full-screen nos iPhones e iPads), esta é uma área em que a Apple quer aumentar as receitas dos actuais $3.7B para mais de $10B. Algo que também pode ser visto como forma de compensar as potenciais perdas nas comissões devido à exigência da UE de abertura da sua plataforma.

Não deixará de ser um pouco caricato que, depois de tanto ter criticado os concorrentes pelo tracking com vista à apresentação de publicidade, a Apple acabasse por se tornar mais uma desse grupo, rendendo-se ao "lucro fácil" da publicidade direccionada.

3 comentários:

  1. Acredito piamente que será esse o caminho da Apple. Com tracking desligado para apps externas mas seguramente ligado para as deles e com acesso a ainda mais informação. Easy profit

    ResponderEliminar
  2. Concordo. Eles não ganham já milhares de milhões do dólares suficientes. Se é possível chatear os clientes e ganhar mais uns trocos: todo a favor. Nada como queimar a imagem de uma plataforma para ricos exibindo publicidade a torto e a direito num equipamento caríssimo.

    ResponderEliminar
  3. O exemplo máximo da insaciável voracidade do capitalismo.

    ResponderEliminar