2022/08/08

FSFE pede liberdade para se instalar qualquer software em qualquer dispositivo

A Free Software Foundation Europe (FSFE) lançou uma carta aberta que apela ao Direito Universal para instalar qualquer software em qualquer dispositivo.

Antes que a situação evolua ainda mais no mau sentido, a FSFE quer tentar assegurar desde já o direito dos cidadãos europeus terem a liberdade de poderem instalar o que bem entenderem em qualquer equipamento que possuam, sem ficarem sujeitos a restrições impostas pelos fabricantes.

Este Direito Universal para instalar qualquer software em qualquer dispositivo chega numa altura crítica, em que muitas vezes se é obrigado a abandonar equipamentos com hardware completamente funcional e capaz, unicamente devido a ter terminado o prazo para que recebessem as imprescindíveis actualizações de sistema, contribuindo de forma absurda para o lixo electrónico ou, no caso de continuarem a ser utilizados, deixando os utilizadores em sérios riscos de segurança.

Felizmente, este pedido parece ir ao encontro daquilo que a UE está a preparar nesta área, com a exigência de que empresas como a Google e Apple abram o acesso às suas plataformas, permitam a instalação directa de software sem passar pelas lojas de apps oficiais, e até que os serviços concorrentes de mensagens e videochamada funcionem entre si. Alterações de importância crítica para permitir o nascimento de novos serviços alternativos, que de outra forma estariam condenados à partida por não poderem competir com os "gigantes" já no mercado, ou até que ficassem impedidos de chegar a certos equipamentos (como nos casos em que a Apple não permite a entrada de certas apps na App Store).

2 comentários:

  1. Acho que tanto em Linux, Win como nos Androids, diria que temos essa liberdade... Assim sendo parece-me que estão a falar para a Apple e pouco mais, nao?

    ResponderEliminar
  2. após reler, fiquei com a impressao que queriam obrigar a que os SOs estivessem preparados para se instalar qualquer software em qualquer dispositivo. Estilo apk em dispositivos Apple e win... posso ter percebido mal...

    ResponderEliminar