2022/08/22

Tesla evita 40 colisões por dia devido a acelerações acidentais

Um engenheiro da Tesla diz que o Autopilot evita cerca de 40 colisões por dia devido ao pressionar acidental do acelerador, e que no futuro teremos carros incapazes de chocar com obstáculos.

As colisões devido a acelerações acidentais, causadas por carregar no pedal do acelerador, são infelizmente bastante frequentes. É algo que muitas vezes é erradamente associado aos carros eléctricos, mas somente porque nestes veículos este tipo de erro se torna mais problemático. Num carro convencional o pisar do acelerador por acidente pode fazer com que o carro "vá abaixo" (numa caixa manual) ou simplesmente faça uma aceleração do motor (se estiver desengatado); mas num eléctrico, e devido ao seu elevado binário imediato, o carro sairá disparado levando tudo à frente.

Porque motivo os carros, com tanta inteligência e sensores, não o evitam? A verdade é que o tentam fazer. A Tesla revelou que o Autopilot evita cerca de 40 colisões por dia devido a estas acelerações acidentais, e num dos vídeos mostra como esse sistema conseguiu evitar que uma pessoa ficasse sem pernas.
No entanto, este é um cenário que é mais difícil do que se possa imaginar, já que se trata de por o carro a negar activamente aquilo que é uma ordem expressa do condutor - com a grande incógnita de ter que decidir se é uma ordem deliberada ou acidental. Imagine-se um cenário de um carro que, para evitar uma colisão catastrófica de um comboio ou camião, tenha que tentar "empurrar" o carro à sua frente, e que o carro se recusa a fazê-lo? São situações improváveis, mas que têm que ser tidas em conta.
O que é certo é que, o grande objectivo é fazer com que, num futuro não muito distante, se possam ter carros que sejam incapazes de ter acidentes. E se começarmos por reduzir estes casos das acelerações acidentais, salvando milhares de euros em prejuízos materiais e, potencialmente, vidas humanas, já é um excelente início.

1 comentário:

  1. O problema disto é que quem quiser atropelar "sem querer" o vizinho, não consegue. :P

    ResponderEliminar