2022/08/17

WhatsApp com app nativa para Windows

Quem gostar de ter o WhatsApp sempre disponível no seu computador poderá começar a usar uma app nativa para Windows, e em breve para macOS.

Enquanto uns se mudam das apps nativas para as web apps, o WhatsApp segue no caminho oposto. Apesar de já ter uma web app e permitir manter as conversas no browser, vai passar a ter uma app nativa, por agora para Windows mas com a promessa de em breve ter também uma app universal para macOS.

A ideia é que a app nativa seja mais eficiente e ocupe menos recursos do computador, embora na prática isso nem sempre aconteça e - potencialmente, até se possa tornar em mais um risco de segurança, ao estilo das muitas vulnerabilidades que o Zoom tinha. Mas, para quem usar intensivamente o WhatsApp, é algo que fica à disposição se assim o desejarem. A app permite enviar e receber mensagens, e também efectuar chamadas, com a segurança da encriptação end-to-end.

O que não muda é que esta app tenha obrigatoriamente que ficar associada a uma conta WhatsApp no smartphone, tal como acontece no acesso via web. Os utilizadores poderão associar até um máximo de quatro contas e utilizá-las mesmo com os smartphones desligados, mas será necessário utilizar o WhatsApp regularmente nos mesmos; após 14 dias de inactividade no smartphone será feito o log out da conta na app, sendo necessário fazer nova associação.

2 comentários:

  1. O Telegram já tem uma App dedicada para windows, MAC e LINUX há anos: https://desktop.telegram.org/

    ResponderEliminar
  2. OK, talvez tivesse sido mais fácil um título tipo "WhatsApp com App nativa na Microsoft Store"... é que eu já uso a versão da App desktop no windows há muito tempo, e supostamente esta nova App não trará nada de novo, ou estarei errado?

    ResponderEliminar