2022/09/10

BlueCruise da Ford com mudança de via automática

O assistente de condução BlueCruise da Ford também vai saber mudar de via para lidar com ultrapassagens automáticas.

Embora o Autopilot da Tesla continue a ser o centro das atenções, as demais marcas automóveis também vão investindo e melhorando os seus sistemas de assistência à condução, embora optem por fazê-lo de forma mais modesta e comedida, sem prometer coisas que vão ficando sem cumprir ano após ano. No caso da Ford, o BlueCruise estreado no Ford Mustang Mach-E, vai receber melhorias antes do final do ano.

O BlueCruise vai permitir a mudança de via automática, bastando que o condutor use o sinal dos piscas para indicar a sua intenção. Além disto, temos outros refinamentos que serão apreciados pelos condutores, como ajuste dinâmico da velocidade em antecipação a curvas apertadas (e também alerta antecipado da chegada a uma zona com limite de velocidade diferente); e também reposicionamento mais inteligente do veículo na via, fazendo com que o carro possa encostar-se mais à esquerda ou à direita quando passar por um camião, por exemplo.

A mudança de via torna-se particularmente curiosa, pois é uma funcionalidade que a Tesla poderá ser obrigada a retirar do Autopilot na Europa - faltando esclarecer se também afecta a mudança confirmada pelo condutor com o "pisca", ou se apenas o modo que faz a mudança automaticamente sem necessidade de confirmação pelo condutor.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]