A SpaceX vai lançar hoje um Falcon 9 que vai ao espaço pela 14ª vez, e que leva um satélite para comunicação directa com telemóveis.
Esta missão da SpaceX torna-se duplamente interessante. Teremos, pela primeira vez, um Falcon 9 a ser reutilizado para o 14º lançamento (foi o mesmo que levou pela primeira vez astronautas à ISS na missão Demo-2), e além de um lote reduzido de 34 satélites Starlink, leva também um satélite BlueWalker 3 de teste da AST SpaceMobile. Este é um satélite que, ao estilo do que a Starlink quer fazer no próximo ano com a nova geração de satélites Starlink, possibilita comunicação directa com telemóveis no solo.
Para o conseguir, este satélite conta com uma antena que se expandirá para uma área de 64 m2, e servirá para validar a tecnologia antes da empresa expandir as operações. Poderá também torná-lo num dos pontos mais brilhantes no céu, o que poderá angustiar os astrónomos.
A SpaceX já fez 40 lançamentos orbitais este ano, o que dá uma média de mais de um lançamento por semana, e ainda este fim de semana tem outro lançamento marcado, para mais um lote de 54 satélites Starlink.
2022/09/10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)