2022/09/10

SpaceX vai lançar Falcon 9 pela 14ª vez

A SpaceX vai lançar hoje um Falcon 9 que vai ao espaço pela 14ª vez, e que leva um satélite para comunicação directa com telemóveis.

Esta missão da SpaceX torna-se duplamente interessante. Teremos, pela primeira vez, um Falcon 9 a ser reutilizado para o 14º lançamento (foi o mesmo que levou pela primeira vez astronautas à ISS na missão Demo-2), e além de um lote reduzido de 34 satélites Starlink, leva também um satélite BlueWalker 3 de teste da AST SpaceMobile. Este é um satélite que, ao estilo do que a Starlink quer fazer no próximo ano com a nova geração de satélites Starlink, possibilita comunicação directa com telemóveis no solo.

Para o conseguir, este satélite conta com uma antena que se expandirá para uma área de 64 m2, e servirá para validar a tecnologia antes da empresa expandir as operações. Poderá também torná-lo num dos pontos mais brilhantes no céu, o que poderá angustiar os astrónomos.

A SpaceX já fez 40 lançamentos orbitais este ano, o que dá uma média de mais de um lançamento por semana, e ainda este fim de semana tem outro lançamento marcado, para mais um lote de 54 satélites Starlink.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]