2022/09/10

Missão Artemis I adiada para o final do mês

Depois da segunda tentativa de lançamento falhada, a NASA aponta a terceira tentativa de lançamento do SLS para o 23 ou 27 de Setembro.

O mundo aguarda com ansiedade para ver o primeiro voo do poderoso SLS da NASA, que tem sido criticado por ser demasiado dispendioso e problemático (e já vamos no segundo lançamento falhado) mas que foi a opção da NASA para potenciar o regresso à Lua e, no futuro, a planetas como Marte. Depois dos problemas, a NASA indica a nova data prevista de lançamento para dia 23 de Setembro, ou dia 27 no caso das condições não serem adequadas a 23.

Há quem deseje ver o SLS a efectuar um lançamento sem problemas desta missão Artemis I, mas há também quem deseje vê-lo falhar, para servir de "desculpa" para que a NASA adopte sistemas de lançamento mais modernos e económicos.

Relembre-se que, na altura, os responsáveis da NASA "gozaram" com Falcon Heavy da SpaceX, dizendo que o SLS era um foguete real e que o foguete da SpaceX era apenas "um nome num papel". Desde então, o SLS ainda não saiu do solo e o Falcon Heavy já fez diversos voos, com a SpaceX a preparar-se para o lançamento da Starship com o mais poderoso Super Heavy. Isto, enquanto vai fazendo lançamentos quase quinzenais com os seus Falcon 9 reutlizados, com taxa de sucesso de 100% no lançamento e na aterragem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)