2022/09/08

Campeão de xadrez suspeito de fazer batota via estimulador anal

A polémica está instalada, com a suspeita de que um jogador de xadrez tem feito batota num torneio usando um estimulador anal Bluetooth para receber informações.

As batotas no desporto são tão antigas quanto a existência do próprio desporto. Não importa qual a modalidade, há sempre quem não olhe a meios para poder vencer, e no caso do xadrez isso parece ter levado a uma técnica curiosa.

Há vários anos que os computadores superaram os humanos no xadrez, e hoje em dia seria extremamente fácil vencer qualquer oponente humano se se pudesse contar com a assistência de um computador a segredar ao ouvido. Mas, uma vez que isso seria facilmente detectável, a batota parece ter evoluído para um sistema menos visível: utilizando um estimulador anal, que pode ser controlado à distância e enviar informação através de vibrações, sinalizando as jogadas que deverá fazer.


Parece que os torneio de xadrez terão que passar a fazer uma inspecção corporal exaustiva a todos os jogadores antes de cada prova. E um destes dias, ainda se começa a aplicar a mesma táctica aos exames nas escolas e universidades, com receio de que os alunos estejam a receber as respostas via código Morse rectal.

3 comentários:

  1. Nos tempos idos do Bobby Fisher os oponentes russos obrigavam as organizações dos campeonatos a verificar as cadeiras onde ele se sentava com Raios-X por suspeita de algum tipo de falcatrua! Pobres diabos eram assoberbados com a super aura de autoconfiança que o Mestre emanava. A este bastou-lhe enfiar um objeto na peida...!

    ResponderEliminar
  2. Muita coisa errada neste artigo...

    1 - O Hans Moke Niemann nao e campeao de Xadrez, e um GM sob o qual recaem acusacoes nao provadas de batota num jogo contra o campeao do mundo de Xadrez, Magnus Carlsen.
    2 - Este ponto em particular do possivel metodo de batota foi feita por fontes notoriamente pouco fiaveis via twitter - os principais "drivers" das acusacoes, Hikaru Nakamura, Wesley So e Nepo nem sequer mencionaram tal possibilidade.

    Eu sei que isto e so um blog, mas era bom haver mais atencao a disseminacao de desinformacao e de informacoes pouco plausiveis / fake news.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.wsj.com/articles/chess-cheating-hans-niemann-report-magnus-carlsen-11664911524

      Eliminar