2022/09/01

Empresa envia $10M em criptomoedas para pessoa errada e agora quer dinheiro de volta

Uma empresa de criptomoedas enviou $10M por engano para uma pessoa que tinha pedido um reembolso de $100.

Não é frequente ficar-se milionário de um dia para o outro, mas foi o que aconteceu a uma mulher australiana. A mulher tinha pedido um reembolso de $100 à empresa Crypto.com, mas a empresa enviou-lhe mais de $10 milhões. Em vez de notificar a empresa do erro, a senhora apressou-se a dispersar o dinheiro por várias contas de familiares, e também comprando uma casa de mais de $1M para a sua irmã, com ginásio e cinema.

Igualmente caricato é que a empresa em questão demorou sete meses (!) para detectar o erro, e agora teve que recorrer aos tribunais para tentar recuperar o dinheiro. Algo que por agora parece estar a decorrer como espera, com o tribunal a ter bloqueado as contas em questão e ordenar a devolução do valor em causa. Mas, o caso ainda vai dar que falar, porque será possível decorrer da decisão, e há alguns aspectos potencialmente problemáticos que podem ser usados pela defesa: como o facto dos documentos do tribunal terem sido enviados como um link OneDrive num email, que expirava passados 30 dias, deixando em aberto a possibilidade da pessoa nunca ter conseguido ver esses documentos.

Veremos como é que a história termina, se tem final feliz de se ficar milionária instantânea da noite para o dia, ou de ficar milionária e ver os milhões escaparem-se (e potencialmente ainda ficar com dívidas para pagar). Em qualquer dos casos, é bem provável que daqui por uns tempos, no mínimo, isto tenha direito a documentário na Netflix.

2 comentários:

  1. Como é que só se sente falta de 10 milhões após ter decorrido sete meses...?

    Se eu perder 10 euros, sinto falta do dinheiro passadas poucas horas...!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar