2022/09/02

Android 14 com comunicações via satélite

O próximo Android 14 vai estar preparado de raiz para suportar comunicações via satélite, e despede-se também do Android Beam.

Os próximos anos vão trazer grandes mudanças a nível das telecomunicações com a nova geração de satélites Starlink que permitirá comunicar directamente com smartphones no solo. Apesar de estar prometido que o sistema funcionará com os smartphones actuais sem necessidade de qualquer alteração significativa, o próximo Android 14 vai ter suporte para comunicações satélite integradas directamente no sistema.

Assumo que aquilo a que se referem é ter no sistema funcionalidades capazes de fazer uma melhor gestão de múltiplas redes simultâneas, levando mais além a diferenciação do WiFi e rede celular. Algo que permita especificar que quando se tem WiFi se pode usar dados "com fartura", na rede celular já se poderão aplicar alguns limites adicionais, e que numa rede via satélite se terá uma rede ainda mais limitada, em termos de latência, largura de banda, e limites de dados.

E, na velha de tradição de remover algo velho quando se adiciona algo novo, o Android 14 vai remover o Android Beam por completo, passando a apostar exclusivamente no novo Nearby Share para fazer transferências entre dispositivos próximos. No entanto, o Android Beam fazia parte dos sistemas open-source que todos podiam usar, e o novo Neaby Share é um sistema proprietário da Google, o que pode complicar a sua adopção e implementação da forma universal que seria desejada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)